14/11/2014

Mapeamento Genético




O mapeamento genético é, sem qualquer sombra de dúvida, um dos desejos perseguidos há longo tempo pelos investigadores moleculares que procuram incessantemente conhecer as causas para as doenças genéticas; efetivamente não será só com árduo trabalho que se conseguem algumas descobertas, mas, para tudo é necessário sorte…e é assim que, em 1983, se localiza no cromossoma 4 o gene responsável pela doença de Huntington. Com o mapeamento genético até as doenças resultantes da conjugação de vários genes, como sejam a arteriosclerose, hipertensão, cancro, doenças mentais, poderão ter "esperança" em serem entendidas.
As virtudes do mapeamento genético não são restritas simplesmente à descoberta desta ou daquela doença. Conduzem a novas fronteiras do desenvolvimento de drogas.
Uma vez identificados todos os genes e as suas bases sequenciadas, será virtualmente possível a produção de qualquer proteína humana- preciosa farmácia natural (tal como é o caso do tecido ativador plasminogénio, interferão e outras moléculas designadas especificamente para bloquearem doenças relacionadas com produção de proteínas).


Seres vivos que já tiveram seu mapeamento genético codificado





Fonte: http://www.prof2000.pt/Users/ldurana/mapeam.htm

Um comentário: